Informações sobre a BDTRT18

Total de itens no repositório: 7217 itens

1. O que é a BDTRT18?
A Biblioteca Digital Jurídica (BDTRT18) é um repositório gerenciado pelo Setor de Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18) que armazena, preserva, dissemina e permite acesso a documentos jurídicos em formato digital.São disponibilizados atos administrativos do Regional, textos doutrinários e documentos produzidos pelas unidades do Tribunal.

A BDTRT18 tem por objetivo atender às necessidades de informação de seus usuários por meio da disponibilização de conteúdos digitais em formatos de texto e multimídia. A BDTRT18 utiliza o DSpace, versão 5.5, software livre amplamente utilizado para gestão de repositórios digitais.


2. Quais os conteúdos da BDTRT18?
Os conteúdos disponibilizados na BDTRT18 estão estruturados em três grupos:
- Atos: atos normativos do TRT18, publicados no Diário Oficial da União, Diário da Justiça Eletrônico e Boletim de Serviço do TRT18.
- Doutrina: livros, artigos, palestras, trabalhos acadêmicos, incluindo textos de autoria de Desembargadores e servidores do TRT18.
- Jurisprudência e Precedentes: sentenças, súmulas do regional, despachos, decisões
- Repositório Institucional: documentos produzidos pelo Tribunal, incluindo publicações (livros, folhetos, relatórios, manuais e guias); palestras e seminários; fotos, vídeos e publicações históricas do TRT18.

Os conteúdos estão distribuídos em várias coleções. Para visualizá-las, clique aqui.

3. Quem pode acessar os documentos?
A BDTRT18 disponibiliza documentos de acesso aberto, que podem ser visualizados pelo público em geral, sem necessidade de efetuar login no sistema, e documentos que possuem restrição de acesso. Se um documento solicita login para ser acessado, significa que o item é restrito e somente poderá ser acessado por Desembargadores, magistrados convocados e servidores do TRT18, mediante o uso de login e senha de rede.

4. Por que alguns documentos são restritos?
Em respeito à legislação de direitos autorais, a atos normativos do TRT18 e a contratos com editores, o acesso a alguns documentos é restrito aos Desembargadores, magistrados convocados e servidores do TRT18.

5. Por que, em alguns casos, apenas os sumários dos livros são disponibilizados?
Em respeito à legislação de direitos autorais, alguns livros não podem ser disponibilizados na íntegra. A finalidade da coleção de sumários é divulgar as obras incorporadas ao acervo da Biblioteca do TRT18 além de facilitar a recuperação dos conteúdos.

6. Como posso avaliar e dar opiniões sobre a BDTRT18?
A BDTRT18 dispõe de um formulário para avaliação, sugestões e críticas.
Para acessá-lo, clique aqui.

7. Quais os contatos da BDTRT18?
Para entrar em contato com a equipe da BDTRT18, utilize os seguintes canais:
- E-mail: bibliotecadigital@trt18.jus.br
- Telefones: (62) 3222-5340